terça-feira, 15 de abril de 2014

A mecânica das coisas - imprensa brasileira


Há uma prática muito comum na indústria da musica brasileira chamada jabaculê. Gravadoras, autores, artistas, produtores e empresários subornam as emissoras de rádio e televisão para que possam ser mais divulgados. Esta mesma prática ocorre também no mercado do futebol onde uns e outros jogadores são mais divulgados que os outros e assim valorizam seus passes. O mesmo ocorre com alguns técnicos de futebol que promovem este ou aquele e têm participação no seu contrato, claro que a promoção depende da imprensa. Assim funciona nossa imprensa, na sua maior parte são apenas prateleiras para vender este ou aquele produto, mesmo quando o assunto é política sempre vai valer "o quanto eu levo nisso".

No interior isso é mais perceptível. Os jornais e as tv’s e rádios promovem apenas quem pode trazer algum ganho para eles. A pauta dos jornais é definida pelo caixa da empresa. Se precisar de dinheiro achacam alguém ou ameaçam ou simplesmente “congelam”. Todo jornal do interior tem seu colunista social, especialistas na vaidade humana, capazes de farejarem a distancia aqueles que “precisam” se promover e estão dispostos a pagar pela "forcinha" na imagem....

Na grande imprensa não é diferente. As posições de Folha, Estadão, Rede Globo e Editora Abril são relacionadas ao seu caixa e não às suas muito improváveis posições políticas. Adotam a posição de “bater” para cobrar caro para aliviar. Veja aí a Rede Globo, deve quase 1 Bilhão de Reais (isso mesmo: um bi-lhão, senhores...) em impostos e simplesmente não paga. As demais empresas dependem das verbas publicitárias dos governos, de créditos do BNDES e vivem penduradas em impostos e obrigações trabalhistas. Bajulando ou detonando seu objetivo é só um: grana, só grana!

Agora os institutos de pesquisa como o Ibope e o Datafolha entraram no negócio, querem a grana também e descobriram um jeito legal. Soltam algumas pesquisas e essas influenciam a Bolsa de Valores jogando para cima ou para baixo. Se alguém algum desses procuradores federais engravatados ou delegados da policia federal que vivem bolando nomes legais para suas operações, se dispuser a seguir a trilha do dinheiro, vai chegar nos de sempre.


É assim que funciona...

Nenhum comentário:

Postar um comentário